Como abrir uma clínica médica? O que é importante observar e qual o passo a passo para o profissional de saúde que pretende montar uma clínica própria?
Montar uma clínica médica é o sonho de muitos médicos e médicas, doutores e doutoras de várias partes do país.
No entanto, como todos nós sabemos, a formação em medicina não contempla disciplinas voltadas para gestão de negócios, o que acaba deixando os profissionais da área com muitas dúvidas quando o assunto é empreender.
Sabendo disso, a Formalizei Contabilidade, decidiu preparar um conteúdo completo, apresentando de forma simples e descomplicada, o passo a passo para montar uma clínica médica.
O que é necessário para abrir uma clínica médica?
Quando o assunto é como abrir uma clínica médica, muitas dúvidas surgem e são comuns aos empreendedores da área médica.
Dentre os itens que merecem atenção especial, podemos destacar: documentação, licenças, locação do ponto ideal para funcionamento do estabelecimento.
Além disso, é preciso considerar os serviços e as especialidades que uma clínica pretende oferecer, sendo as mais comuns:
- Cardiologia
- Neurologia
- Gastroenterologia
- Pediatria
- Ginecologia e obstetrícia
- Ortopedia
- Oftalmologia
Também é importante levar em consideração o perfil da clínica que se pretende montar, dentre as quais, podemos destacar:
- Clínica Médica Popular;
- Clínica de Saúde da Família;
- Clínica Particular.
Por fim, é preciso montar um planejamento completo e entender que clínica médica e consultório médico não são a mesma coisa.
As clínicas costumam contar com maior estrutura, número de profissionais, serviços ofertados e espaço físico.
Diante disso, quando o assunto é como abrir uma clínica médica, considere no seu planejamento, os custos envolvidos para estruturação do negócio.
Por mais simples que seja a clínica, ao traçar um comparativo entre quanto custa montar um consultório médico e quanto custa montar uma clínica médica, veremos que a segunda opção requer maior investimento.
Por outro lado, também é verdade que quem decide abrir uma clínica pode faturar e lucrar muito mais que um médico particular, atuando em consultório próprio.
Qual o custo e o prazo para abertura de empresa?
Quando falamos em como montar um consultório médico ou em como montar uma clínica médica, uma das maiores dúvidas dos médicos e empreendedores diz respeito aos custos.
Diante disso, preparamos uma lista com os principais custos relacionados à abertura de clínicas e consultórios médicos.
Confira:
- Aquisição ou locação de espaço físico;
- Aquisição de mobília (mesas, cadeiras, balcão de recepção, armário, dentre outros itens);
- Aquisição de equipamentos de uso geral (computadores, televisores, impressora, telefone);
- Aquisição de equipamentos e utensílios médicos;
- Custos com obras de adequação e reformas;
- Aquisição de itens de decoração;
- Custos com contratação de funcionários e mão de obra;
- Custos com honorários da contabilidade;
- Custos com aquisição de certificado digital;
- Custos com registro na Junta Comercial e CRM;
- Custos com assinatura de sistemas informatizados.
Não tenha dúvidas, quando o assunto é como montar uma clínica médica, elaborar um planejamento financeiro completo, inserindo todos os investimentos necessários para tirar a ideia de negócio do papel é um passo fundamental.
Quanto ganha um médico ao abrir CNPJ e atuar em consultório próprio? Saiba que em contrapartida, ao investir na abertura de uma clínica médica completa, o seu potencial de retorno pode ser muito maior que o alcançado por um profissional autônomo.
Qual a melhor natureza jurídica?
Ao buscar informações sobre como abrir uma clínica médica, o empreendedor precisa procurar uma contabilidade especializada, para entre outras coisas, definir a melhor natureza jurídica para o seu negócio. São várias opções, dentre as quais, podemos destacar:
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: A Sociedade Limitada Unipessoal é a opção ideal para aqueles que desejam abrir um negócio próprio individualmente, ou seja, um tipo de empresa individual para empresários médicos sem sócios.
- Sociedade Empresária Limitada: Por sua vez, a Sociedade Empresária Limitada, é a opção ideal para médicos que desejam abrir um negócio em sociedade com profissionais de outras áreas, como por exemplo, um administrador de empresas.
- Sociedade Empresária Simples: Por fim, temos como opção, a Sociedade Simples, uma natureza jurídica ideal para médicos que desejam atuar em sociedade.
Existe uma natureza jurídica ideal para cada objetivo. Sendo assim, você que busca informações sobre como abrir uma clínica médica ou como abrir um consultório médico, não pode tomar decisões sem antes consultar uma contabilidade especializada na área da saúde.
Passo a passo sobre como abrir uma clínica médica
Abrir uma clínica médica pode ser muito mais fácil do que você imagina, principalmente para aqueles que contam com um contador especialista. O processo para abertura de empresa é composto por algumas etapas, confira o passo a passo:
- Definição do CNAE e endereço comercial;
- Consulta de Viabilidade perante os órgãos públicos;
- Separação de documentos e elaboração do Contrato Social;
- Registro da empresa na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas;
- Aquisição do certificado digital para assinatura eletrônica de documentos;
- Abertura do CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas;
- Registro no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
- Solicitação das Licenças e Alvarás, dentre eles, o da Anvisa;
- Emissão da Inscrição Municipal na prefeitura;
- Cadastro no CRM – Conselho Regional de Medicina.
A princípio, pode parecer que são muitas etapas e que o processo para abrir uma clínica médica é burocrático, não é mesmo?
A boa notícia é que com o apoio de uma contabilidade especializada, sua clínica pode ser regularizada em poucos dias. Conte com a Formalizei!